ParceirosSaúde

Perguntas & respostas

 

FAZER JEJUM EMAGRECE?
O jejum pode ser muito perigoso para o organismo, pois, o metabolismo por defesa torna-se mais lento e a perda de peso não ocorre de maneira normal. Além de fazer mal à saúde, a perda de peso é basicamente às custas da perda de líquidos celulares e massa muscular, e portanto não é eficaz. O que ocorre é justamente o contrário, no retorno à dieta normal, o organismo se recupera e passa a aumentar o peso, tentando manter uma reserva maior de gordura para se prevenir no caso de um próximo jejum.


BEBER LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES ENGORDA?
Vai depender da qualidade e quantidade deste líquido. É recomendado um copo pequeno de água sem gás às refeições a fim de ajudar no processo de digestão, principalmente porque uma dieta saudável deve conter alimentos ricos em fibras, o que aumenta a necessidade de água a fim de auxiliar o trânsito intestinal. As bebidas gaseificadas e concentradas (sucos) não são recomendadas pelo efeito no funcionamento digestivo. Pode dificultar a digestão dos alimentos aumentando o volume do estômago, ainda diminuir a velocidade de esvaziamento gástrico e dificultando o aproveitamento dos nutrientes. Para quem tem gastrite ou hérnia de hiato nunca são indicados líquidos às refeições, para não distender o estômago.

 

TOMAR ÁGUA EM JEJUM EMAGRECE?
A água por si só não pode destruir ou diminuir as células de gordura. A água ajuda na manutenção do equilíbrio orgânico, sendo fundamental para um bom funcionamento do intestino, para a hidratação das células e para a ativação de todas as enzimas do organismo. Água é importante ao longo do dia, e no mínimo devíamos ingerir 2lt de água por dia.

 

COMER CARBOIDRATO À NOITE ENGORDA?
Na verdade não é o carboidrato que engorda e sim seu acompanhamento. Alguns destes alimentos apresentam em sua composição uma quantidade grande de gorduras, o que aumenta seu valor calórico e faz engordar. A dica é consumir carboidratos ricos em fibra e pobres em gordura, principalmente pelo fato de necessitarmos de uma quantidade menor de energia neste período. O que vale é diminuir a quantidade de todos os grupos de alimentos à noite e não apenas dos carboidratos, pois comparando com a proteína, a quantidade de calorias por grama é a mesma. Equilíbrio é a palavra chave.

 

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ALIMENTOS PARA AUMENTAR A FERTILIDADE?

Para produzir bons óvulos e espermatozóides é necessário uma boa alimentação, rica em:

 

Alimentos fonte de Vit B6:
Carnes de Aves, Porco e Peixes, Fígado, Ovos, Milho, Batata, Grãos de Soja, Aveia, Produtos com trigo Integral, Feijões e Nozes;

Alimentos fonte de Vit E:
Óleos Vegetais, Germe de trigo, Gema do Ovo, Peixes, Verduras, Cereais Integrais e Nozes;

Alimentos fonte de Vit A – Betacaroteno (precursor):
Óleo de fígado de bacalhau, Cenoura, Mamão, Manga, Abóbora, Batata doce, Aspargos, Ervilhas, Brocoles, Couve flor, Rúcula, Espinafre e Fígado;

Alimentos fonte de Zinco:
Crustáceos, Ostras, Carne Bovina, Fígado de Galinha, Carne de Perú escura, Feijões, Germe de Trigo e leveduras;

Alimentos fonte de Vit C:
Frutas Cítricas como: Laranja, Limão, Goiaba, Kiwi, Morangos, Tangerina, Acerola, Batata, Tomate e folhosas, como brócolis, couve flor e pimentões;

Alimentos fonte de Selênio:
Castanha do Pará, Ostra, Sardinha, Perú, Truta, Carnes, Grãos Integrais e Ovos;

Alimentos fonte de Fitoquímicos (Bioflavonóides):
Uva, amora, Framboesa, frutas cítricas, brócolis, repolho, chá verde, soja;


A ingesta alimentar é de nosso total controle, e comer de maneira certa e equilibrada é o que você pode fazer de mais importante para ter sucesso para engravidar!!! Consulte um Nutricionista para equilibrar seu cardápio.

(c) Cris Prado - Nutricionista - CRN 7698 - São Paulo - SP - Tel. (11) 3027-1500 / 3062-2548

Desenvolvimento: www.g7.com.br