ParceirosSaúde

AMAMENTAÇÃO

 

O bebê nasceu, felicidade total.
Mas você se olha no espelho e parece que ainda está grávida de uns cinco meses, além de muitas dúvidas comuns.

Calma, é normal. Seu útero precisará de tempo para retornar ao tamanho normal, haverá inchaço por causa da revolução hormonal pela qual seu organismo está passando, e por outro lado, sempre sobram, sim alguns quilos extras.

Os primeiros dias do pós parto podem trazer-lhe uma mistura de alegria e dor, euforia e cansaço.
Como você estará esgotada do ponto de vista físico e emocional, precisará nutrir corpo e mente.
E a primeira medida para vencer a guerra contra a balança é amamentar: quando a mulher amamenta no peito, produz o hormônio ocitocina, que provoca a contração do útero e estimula o retorno ao tamanho normal, e também passa a ter seu metabolismo mais acelerado e gastando uma média de 900 calorias a mais por dia para a produção de leite, o mesmo que uma hora de corrida.

É aí que entra a segunda medida: seguir um cardápio saudável para estimular a produção de leite e perder o peso que está sobrando.

A dieta recomendada na amamentação, é muito parecida com aquela durante a gravidez, porém neste momento suas necessidades nutricionais são ainda maiores, e um pouco da gordura localizada armazenada durante a gestação irá fornecer algumas das calorias que você precisa para a produção de leite, e o restante deverá vir da alimentação.

O desejo de amamentar o seu bebê é grande, assim como retornar ao corpo de antes da gravidez, então a alimentação equilibrada será a ferramenta para você nesta fase, o equilíbrio alimentar lhe ajudará a voltar em forma, fornecerá energia que você precisará para cuidar do bebê e ainda estimular a produção de leite de maneira adequada.

 

Dra. Cristina de A P Corrêa - CRN 7698

(c) Cris Prado - Nutricionista - CRN 7698 - São Paulo - SP - Tel. (11) 3027-1500 / 3062-2548

Desenvolvimento: www.g7.com.br